quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MOJITO




Origem do cocktail


O nome é um diminutivo de mojo, uma espécie de feitiço sexual para alguns povos africanos.
Reza a lenda que o Mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar. O que dá credibilidade à lenda é o fato de ela ter sido contada nos bares cubanos por ninguém menos que o escritor Ernest Hemingway. Segundo o autor de O sol também se levanta, que passava seus dias em La Bodeguita del Medio, o almirante e aventureiro (e corsário nas horas vagas) inglês Francis Drake, que era um grande apreciador do aroma de hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.
Por volta de 1586, Drake desembarcou com sua trupe de piratas em Havana para uma tentativa (frustrada) de saquear o ouro do lugar. Como não tinha ouro, seu sócio e meio-irmão Richard resolveu tomar umas, pois o lugar oferecia diversas possibilidades. Numa dessas bebedeiras ele inventou um cocktail chamado “El Draque”: aguardente misturada com açúcar, lima e hortelã.
Tal mistura já era usada com fins medicinais, mas nosso amigo Francis deu seu toque refinado trocando aguardente por rum, lima por limão, e adicionando uma quantidade generosa de club soda pra aliviar o calorão do Caribe. Estava criado o Mojito.
Existe também uma outra lenda diz que foram os escravos dos canaviais cubanos no século XIX que inventaram o Mojito, mas essa não tem muito glamour então não é tão aceita quanto a história dos Drakes.


Receita Dr. Drinks para um bom mojito
Ingredientes:• 2 doses de rum (prefiro o ouro, mas a original é com branco)• 2 limões• 4 colheres (de café, pequenas) de açúcar• 12 folhas de hortelã• Club SodaModo de preparo:1. Amassar a hortelã e o açúcar.2. Cortar os limões em 8 gomos.3. Espremer os gomos e adicioná-los ao preparo juntamente com o sumo.4. Encher o copo com gelo quebrado.5. Adicionar rum.6. Completar com Club Soda.7. Servir com canudo e/ou mexedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog